ROLOU UM FRANGO ASSADO!

Dia 13 de Fevereiro de 2009

Sexta-feira (13!)! Noite ótima para ficar em casa com a mulher, cozinhando, tomando um vinho (ela toma um gole e eu o resto da garrafa, como sempre...), abraçados, clima bem romântico... Tudo propício para a reabertura do parque de diversões!

No fim da tarde, minha esposa me perguntou, com voz bem macia e romântica, falando baixinho e em ritmo lento:

- Sabe o que eu quero hoje à noite?

“Yes!! É hoje” pensei. Mas, lógico, me fiz de bobo:


- Não. O quê?

- Um frango assado!! Inteiro!! Daqueles bem douradinhos, de supermercado! – Disse a futura mamãe, com uma cara de quem não comia há 3 semanas.

Lembrei do amigo Laércio e sua célebre frase: “essa é de brochar até vibrador”.

Mas, como cozinhar é algo que adoro e sempre tive a vontade de preparar um frango assado, encarei o desejo da grávida como um desafio:

- Supermercado o escanbal! Eu mesmo vou fazer esse troço!

Mãos-à-obra!

A preparação do bicho foi inspirada em uma receita do Jamie Oliver, com alguns pitacos telefônicos (muito bons, por sinal) de minha mãe. Como a vida de um pai de 1ª viagem também passa e passará cada vez mais pela cozinha, reescrevo a receita adaptada, pois o frango ficou uma DELÍCIA!

Após lavar bem o bicho (obviamente já estava limpo e sem os miúdos, eca...), prepare um misto de ervas frescas, cortadas bem fino: manjerona, manjericão e orégano. Enquanto isso, aqueça o forno (250) com a forma dentro!

Separe delicadamente a pele do peito da carne ou faça dois sulcos com os dedos (parece difícil, né? Mas é mole, mole!) e enfie parte do misto de ervas nessa cavidade mais sal e pimenta do reino (veja a foto). Ah! Tenha o cuidado de cobrir novamente a carne com a pele, se não quiser que o peito fique muito seco! Faça uns belos talhos (3, 4...) nas coxas da penosa e enfie mais um punhado do misto de ervas lá dentro!



No orifício central do bicho, coloque um limão (sem pele) cercado por uma cebola cortada em 4 pedaços, mais o restante das ervas! Opa: usei também uns galhos inteiros de alecrim saindo pelo orifício, que deram um ótimo sabor e um visual bacana ao prato!

A parte mais divertida: amarre bem as coxas com um barbante, tentando fechar o melhor possível o orifício! Depois de pronto, dê uma bela besuntada com azeite de oliva e sal em todo o frangoso.

Tire a forma, ponha uma camada de azeite e deite o frango, com o peito virado pra baixo, por uns 10 a 15 minutos. Depois, retire do forno, vire com o peito pra cima, e asse por... Bem, o J. Oliver falava em uma hora de forno, mas deixei quase duas, pra ficar bem crocante e não correr o risco de não assar, afinal, frango cru é nojento!! Detalhe: cozinhei umas batatas (ao dente) enquanto preparava o frango e as assei, cortadas ao meio, na mesma forma, ao redor do bicho!

Resultado: a carne ficou deliciosa, úmida e perfumada pelas ervas, a batata uma delicia, assada na gordurinha do frango e azeite e até a cebola lá de dentro ficou fantástica!!

Ela adorou!!

Lema da casa: “MAMÃE, SEU DESEJO SATISFEITO OU SEU DINHEIRO DE VOLTA!!”

Um comentário:

  1. O frango estava ótimo, Má. Pena que no momento não posso mais nem ouvir falar dele, nem pensar, e só de ver essa foto me deu um... urgh! Enjôos... faz parte!
    Love,
    T.

    ResponderExcluir