Discovery Channel apresenta: o ninho


8 de setembro de 2009

Apesar de seu jeitão desengoçado de ser, quando estão para ter filhote as patas são mães bastante zelosas.

Mesmo antes de dar à luz, se preocupam bastante com todos os mínimos detalhes capazes de garantir o conforto de seu filhote e, entre seus mimos zelosos, se destaca o ritual de preparo do ninho.

No programa de hoje, vamos acompanhar uma família de patos e o processo de construção do ninho de seu filhote, desde sua concepção até os detalhes finais.

Algumas famílias de patos possuem espaços limitados para o ninho do filhote e nos dão a oportunidade de observar mais uma característica fascinante desses bichos: a criatividade para se organizar dentro de um espaço limitado. Na família que hoje mostramos, tudo foi detalhadamente pensado e, acreditem se quiser: monitorado em um cronograma previamente definido.

Obviamente, todo esse zelo tem um preço: até o ninho não estar completo e caprichado para a chegada do filhote, mamãe pata fica nervosa e estressada.

Patos normais são seres atabalhoados e desajeitados, e os patos prestadores de serviço? Ainda piores!! Confusos, sem compromisso, não se importam com as aflições de nossa pobre mamãe pata: nada menos que 04 patos pintores de ninho deram os canos, fato que atrasou significamente o cronograma do ninho. Felizmente, o último pintor voltou atrás e se comprometeu a fazer o serviço... à noite!!

Nossa simpática mamãe pata foi obrigada a fazer as malas e migrar, durante uma semana, para o ninho de sua pata sogra!

Are, pata!

Ainda no ninho da sogra, quando viu a primeira foto do progresso da pintura do ninho, tirada por seu marido, a pata ficou atarantada:

- Não vai dar tempo!! – grasnou (para quem não sabe, os patos grasnam).

Oito dias mais tarde, quando finalmente puderam retornar ao lar, muito ainda tinha que ser feito: os patos dependiam da boa vontade de marceneiros, colocadores de piso, e outros... patifes.

- Ai, e agora? Ele vai nascer e o ninho ainda não estará pronto!! –gralhou (para quem não sabe, patas quando ficam bravas gralham!!)

Tadinha da mamãe: diante de todos percalços e imprevistos de última hora sua preocupação já atingia níveis patológicos (como vocês já devem ter percebido, o Discovery Channel também tem seus trocadilhos infâmes...).

Pata merda!

Alguns dias e algumas patadas mais tarde, e contando com o auxílio do papai da pata para ajustar detalhes finais, finalmente o ninho ficou praticamente pronto! Felizes com o resultado, papai pato e seu sogro celebraram o “fim das obras” tomando uma estranha espécie de infusão comemorativa, feita de lúpulo e cevada.



Como pudemos observar no programa de hoje, falta de espaço, não é sinônimo de falta de capricho e conforto! Embora não seja pato, mas outro bicho, o gaúcho já dizia: “é na lama que o cavalo bom se agranda, tche!”.

...

Assistindo a esse programa, comovido com a ansiedade da patinha, lembrei de um episódio de minha infância-adolescência:

7ª série, trabalho a ser apresentado na terceira aula, Eduardo, mais que grande amigo, um irmão (até hoje), nervoso, querendo estudar a apresentação que faríamos em um par de horas.

- Calma, Eduardo. Na hora sempre dá tudo certo. – Disse eu.

E deu.

E querem saber? Continua dando!

E, apesar de às vezes parecer que não, continuará dando, viu mamãe pata?

Faltam apenas 3 semanas!!!!



4 comentários:

  1. Olha quem fala, papai pato! Quem foi que hoje marcou uma REUNIÃO pra gente tratar das pendências quando percebeu que só faltam 3 semanas? É isso aí, vou publicar aqui pra todo mundo saber que hoje às 20h30 fui convocada para um REUNIÃO (hahaha, só por Deus!) com o papai pato para definir estratégias, verificar pendências, apresentar planilhas (será?!?) para os últimos dias... É assim que funciona o mecanismo dos papais-patos-engenheiros!!! Hahaha, eu me divirto.
    Beijos da mamãe pata feliz porque tudo ficou pronto e tudo deu certo até agora!

    ResponderExcluir
  2. Espetacular o quarto!!! Valeu o esforço!... Só faltou alguns detalhes em vermelho e preto, mas deixa isso com o titio aqui! hehehe...

    ResponderExcluir
  3. Lindo ninho! Parabéns família de patos!
    Estou orgulhosa por vocês e principalmente porque logo vou conhecer o meu primeiro neto. Agora só faltam 2 semanas, né? E pra completar a alegria, já está a caminho mais um priminho(a) do Theo: meu segundo netinho :)

    ResponderExcluir
  4. Nossa que quartinho mais lindoooooooooooooooooo!! Muito bom gosto!! Parabens!!! bjkas tia Ane

    ResponderExcluir