MEU PAI, MEU HERÓI


Dia 21 de abril

Esses dias a mamãe me perguntou:

- Será que você será o herói de nosso filho?

Fiquei quieto sem resposta, soltei um resmungo, não demonstrei dar muita bola à pergunta. Mas confesso que aquilo mexeu comigo.

Ser herói de alguém?

Engraçada a pergunta de minha esposa, pois eu já pensei muito na minha vida em ser o herói de alguém. Mas, na última vez que pensei nisso deveria ter uns 08 anos...

Fechava os olhos e pensava em ser o piloto destemido que salvava o avião em queda, com um uniforme branco e várias condecorações no braço! O jogador de futebol que fazia o gol do título (de bicicleta!). Ou o melhor de todos os sonhos: o homem-aranha saltando de teia em teia sobre os céus de Nova York, escalando arranha-céus e salvando mocinhas indefesas!

As possibilidades de “cargos” no mundo dos heróis eram infinitas! Como eu queria ser um herói...

O tempo passou, o candidato a herói cresceu. Foi fazer faculdade e estudar. Após estudar, começou a trabalhar, trabalhar e trabalhar ainda mais. Depois de trabalhar, voltou a estudar e continua a trabalhar, ralar, trabalhar, ralhar, trabalhar, estudar, trabalhar. Por aí...

Nesse meio tempo, não teve a oportunidade de salvar avião em queda, não fez o gol do título (aliás, não sabe jogar futebol, é uma verdadeira negação) e, por mais que tenha se esforçado pra subir as pelas paredes, não salvou nenhuma mocinha em perigo...

Semana passada, fui ao supermercado fazer compras de material de limpeza (que vergonha! Desde quando herói faz compra de material de limpeza? Essa minha versão “dono de casa” era pra ser identidade secreta!). Fim de dia, irritado e com dor de cabeça, estava lá, com a listinha na mão, procurando “amaciante de roupas”.

Os homens que já compraram amaciante de roupas sabem da tarefa hercúlea que estou narrando: deve haver uns 19 tipos diferentes de amaciante na estante do mercado (floral, menta, super macio, meio macio, brisa da manhã, maciez ultra-prolongada, roupas delicadas, etc, etc.). Como saber qual o correto? Tenho certeza que aquele que eu escolher vai ser o errado, a lei de Murphy não falha!

A essas horas um herói de verdade estaria sentado no alto do edifício mais alto da cidade, escolhendo entre salvar as vítimas de um ônibus em chamas ou acabar com um assalto a banco. Isso sim é dilema de herói!

Após sair nocauteado da batalha pelo amaciante, no corredor ao lado uma cena me chamou a atenção: uma mulher imensa e irritadíssima (parecia o quarterback do Dallas Cowboys) gralhava com o marido baixinho e careca, enquanto que o coitado levantava um galão d’água de 20 litros no carrinho. O camarada estava com uma cara de resignação de dar dó.

O filhinho do casal, sentado na cadeirinha do carrinho, alheio às patadas da monstrenga no seu velho, afirmava todo orgulhoso enquanto observava o esforço do pai:

- Meu pai é fortão.

...

“E então, será que você será o herói de nosso filho?”

Nossa! Lembrando da cena do supermercado, acabo de perceber que finalmente vou realizar meu sonho de infância, vou ser um herói! Não salvarei nenhum avião em queda nem subirei arranha-céus, vou ter uma missão bem mais importante: alimentar os sonhos de um pequeno menininho e mostrá-lo que um herói é feito de pequenos gestos diários que honram aquilo que nós homens temos no meio das pernas!

Mesmo que esse pequeno gesto seja agüentar pacientemente o mau humor da mulher em pleno supermercado, sem mandá-la para a p...

Se bem que... Com meu sangue radioativo correndo nas minhas veias de aranha e super poderes extra-sensoriais, duvido que isso me afete!


Um comentário:

  1. Que máximo, Marcelo.

    O meu lado "menino" sempre viu o meu pai como um herói... e, ano após ano, me asseguro mais e mais disso!! Na verdade, quando pequena eu o admirava tanto que achava que eu nunca ia casar, porque a minha mãe já tinha escolhido o melhor homem do mundo pra ela!!!

    Agora, tenho que confessar... meu sonho de menina era ser a "mocinha em perigo que caía de um prédio"... mas eu queria o super homem! -ah, O Super Homem!!... Ainda bem que nunca me joguei de uma janela pra ver se ele vinha...

    ResponderExcluir