LIÇÃO DE MORAL



Segunda-feira, dia 01 de março de 2009

Acabou o carnaval, começou o ano.

Ela acordou reclamando que era uma grande crueldade mulheres grávidas terem que levantar tão cedo para trabalhar - como se gostasse de acordar cedo antes da gravidez... Aliás, quem gosta?

Cedinho, saímos para o primeiro dia de aula, cada um para um lado: eu, como aluno (primeiro dia do mestrado) e ela já no sétimo (ou oitavo?) ano como professora do curso de Direito.

Embora ela tenha se enrolado para sair da cama e se arrumado em 5 minutos (enquanto eu preparava sua vitamina matinal – nova moda saudável da mamãe!), saiu do quarto trajando um vestido preto maravilhosamente elegantérrimo e tão modernoso que eu na minha tosca masculinidade nem sei descrever como era, combinado com um belo salto alto, um conjunto de fazer qualquer lorde inglês perder a finesse.

“Meu Pai!”, pensei, “Obrigado por ser tão bom comigo!”

Falei pra ela... falei pra ela... opa! Não falei nada pra ela! Aí que veio o grande erro do dia... As mulheres precisam ouvir elogios constantemente, são movidas por elogios. Ainda por cima com um visual desses: até os postes de luz deveriam se curvar para referenciar sua passagem!

O fato é que, embora tenha engolido em seco e suado frio de ver ela ali, tão linda, maravilhosa, boazuda e poderosa, fiquei quieto e não disse nada.

Mané...

No fim da tarde, voltando pra casa, passei em frente a uma peixaria e resolvi parar. Comprei uns filés de linguado para grelhar e uns camarões, sem saber ao certo o que faria com eles.

Chegando em casa, comecei a procurar por receitas e mais receitas até que uma idéia caiu do céu: ceviche de camarões! Perfeito! Uma comida sofisticada, leve, azedinha (como a mamãe gosta) e eu tinha todos os ingredientes em casa. Todos não... Faltou a cebola, que pedi emprestada ao vizinho (fiquei de devolver em cerveja, mas até hoje to devendo...).

Bem, o lance é fácil :

· Esquente a frigideira e doure os camarões (uns 250 g) no azeite;

· Retire os camarões, ponha em uma vasilha, imerso no suco de quatro limões;

· Pique o menor que puder duas cebolas (pode ser do supermercado, mas o ideal é emprestada do vizinho na última hora..), dois tomates (verdes e sem sementes) e um dente de alho. Mas pique tudo bem muito pequeninho mesmo!

· Faça uma mistura desse picado com um pouco de molho de tomate e o suco de meia laranja;

· Misture com os camarões e um tanto de azeite, tempere com pimenta e sal, sirva em taças individuais, bem bacanas (veja a foto!) e volte pra geladeira (tem que servir gelado!).

Acabei no minuto que toca a campainha. Ela já entrou dizendo:

- Todo mundo na faculdade disse hoje que estou linda e elegante! Só você não reparou em mim!

Como disse anteriormente, foi o erro do dia ter ficado quieto.

Lição de moral:

Homens, não cometam esse erro, elogiem sempre suas mulheres, pois elas merecem: são lindas, maravilhosas, delicadas, perfeitas e ainda vão carregar o SEU FILHO dentro delas por meses (nove, eu acho...)!! Agora, se eventualmente esquecerem (acontece, né?), o Ceviche de Camarão descrito acima pode ser um belo “bouquet de flores” para fazê-las esquecer a omissão.

No meu caso, deu certo!

3 comentários: