Estou há um dia em viagem de trabalho, pelo interior do Estado. À noite, voando na internet, entre outras coisas, descobri que existem várias definições para a palavra “família”:
Derivada do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”, o termo foi criado na Roma Antiga para designar um novo grupo social que surgiu entre as tribos latinas.
Já no direito romano clássico a família natural, baseada no casamento e no vínculo de sangue, cresceu de importância esta fámília é. A família natural é o agrupamento constituído apenas dos cônjuges e de seus filhos.
Finalmente, para a cultura ocidental, uma família é definida especificamente como um grupo de pessoas de mesmo sangue, ou unidas legalmente, como no casamento e a adoção.
Essas (entre outras, existem dezenas) definições são interessantes.
Mas em apenas um dia já percebi que é mais fácil entender o que é família se você ficar longe da mulher que escolheu para ser a base desse “agrupamento social” e da pessoinha “de mesmo sangue” oriunda dessa base.
Quando sentir que três dias de viagem pareceram três semanas, entenderá bem melhor o que é uma família....
Aaaahhhh!!! Que lindoooo! Essa foi uma das maiores declarações de amor que já recebi!
ResponderExcluirAmo você, amo nossa família!!! Amo a idéia de estarmos começando nossa família e poder construir juntos essa história.
Beijos meus e cheiros do Theozinho.